O Google for Education é uma das criações mais valiosas da Google. O objetivo é ajudar alunos e professores, em todo o mundo, a se desenvolverem dentro e fora das salas de aula por meio da tecnologia.

Trata-se de uma plataforma totalmente gratuita que pode ser utilizada em escolas do ensino fundamental, médio ou superior, desde que atendam os pré-requisitos de instituição sem fins lucrativos e seja oficialmente reconhecida pelo governo. 

Entenda como essa plataforma pode garantir um espaço inovador para as escolas, tornando o ambiente educacional mais efetivo e colaborativo entre professores e alunos. Acompanhe!

Vantagens educacionais do Google for Education

Dentro do programa, há diversas ferramentas que podem envolver estudantes e aproximá-los ainda mais aos professores, de maneira tecnológica e divertida. Algumas das ferramentas disponíveis são:

  • Google Drive
  • Google Agenda
  • Documentos, Planilhas e Apresentações
  • Formulários
  • Jamboard
  • Sites
  • Hangouts Meet
  • Grupos
  • Vault
  • Google Sala de Aula

Todos esses aplicativos podem ser usados em equipamentos como smartphones, tablets, notebooks e computadores, tanto online como offline. O trabalho fica automaticamente salvo na nuvem, por exemplo os livros, documentos, e-mails, agendas e todas as atividades extraclasse.

Com esse tipo de interatividade entre alunos e professores, a capacidade de feedback é muito mais rápida, além da opção de criar fóruns de discussão sobre aquele assunto em pauta.

Google Sala de Aula

Com o Google Sala de Aula, os professores conseguem gerenciar as aulas e o aprendizado dos alunos, distribuir tarefas, dar notas, feedback e muito mais em um único lugar. 

O professor ainda pode integrar outros aplicativos ao Google Sala de Aula para aprimorar ainda melhor a experiência com a plataforma, como o Google Drive, Formulários Google e Google Agenda.

Uma das vantagens é que alunos e professores não verão anúncios na plataforma, ainda menos terão seus dados utilizados para fins publicitários.

A principal finalidade desse aplicativo é poupar o tempo do professor para que ele se dedique ao que é mais importante: ensinar. As tarefas administrativas são simplificadas e o uso de papel torna-se desnecessário, colaborando com a preservação do meio ambiente.

O professor de ciências Daniel Brennick, da Flórida, utiliza o aplicativo em sala de aula há bastante tempo e tem relatos positivos sobre a integração da turma com a novidade: 

“Eu distribuo um documento, usando o Google Sala de Aula para todas as crianças trabalharem juntas, ao mesmo tempo. Projeto-o no quadro para facilitar a discussão rápida. Assim, todos são ouvidos e as vozes dos alunos são amplificadas.”

Todas as ferramentas estão de acordo com as leis COPPA e FERPA, que tratam da segurança de informações pessoais de crianças menores de 13 anos de idade em sites. 

Para usar qualquer uma das ferramentas do Google for Education, não há nenhum custo, mas a empresa criou uma versão Premium e paga da plataforma, o G Suite Enterprise for Education, que oferece ainda mais recursos de proteção aos dados dos usuários.

Google Slides

Como celular, tablet ou computador, o professor pode montar suas aulas em slides de formatos diferentes, cheios de anotações, fotos e vídeos. Além disso, podem ser editados a qualquer momento e serão automaticamente salvos, mesmo que em modo offline.

Antes, durante ou depois da aula, os slides podem ser compartilhados com os alunos, com permissão ou não para editar aquele documento. A aula ficará salva nos arquivos dos usuários e estará sempre disponível para consulta.

Armazenamento ilimitado

Seja qual for o aplicativo do Google for Education, o armazenamento de dados será sempre ilimitado para as versões pagas do programa, eliminando os gastos com arquivos físicos e servidores próprios. 

Entretanto, as escolas que utilizarem a versão gratuita recebem 10 GB, o que também permite o uso amplo das ferramentas.

Acessibilidade

Para alunos com necessidades específicas de aprendizagem, o Google for Education criou recursos para integrá-los às atividades normalmente. Os usuários podem interagir, usando a voz ou o leitor da tela e todos os seus aplicativos são compatíveis com acessórios como as linhas em braile.

Google Agenda

Organizar as tarefas de um professor não é tarefa fácil, organizar as de uma turma inteira pode ser ainda mais difícil. Com o Google Agenda, o dia a dia escolar é rigidamente regulado com prazos e horas exatas.

A maior facilidade é a chance de compartilhar a agenda. Dessa maneira, o professor pode enviar para toda a turma um calendário com a programação de determinado período, permitindo que os pais e alunos fiquem sempre informados sobre tudo.

O Instituto Itapoã aposta nessa ferramenta e acredita que o Google for Education pode transformar o ambiente educacional, tornando-o ainda mais propício ao aprendizado, ao uso da tecnologia de maneira positiva e harmonizando as relações entre professores, alunos e pais. Saiba o porquê de o Instituto aderir à plataforma clicando aqui.