Estudar desesperadamente para  fazer a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio não é sinônimo de uma boa preparação para o teste. Outras questões psicológicas também contam muito. Cuidar da saúde, controlar a ansiedade, fazer exercícios físicos, alimentar-se bem e saber de todas as regras da prova também são fatores de grande relevância no momento preparatório.

Separamos o que de mais importante você precisa saber para estar realmente apto a prestar o Enem quando o momento chegar, sem dar espaço à ansiedade ou ao medo de não conseguir. Acompanhe!

Leia o Edital do Enem

O Edital do Enem está disponível em 72 páginas, contendo todas as informações necessárias para fazer a prova, desde a inscrição do candidato até o momento dos resultados finais.

Também disponível em libras, o Edital é extenso justamente por listar todas as cidades brasileiras participantes do Enem. Nesse documento, há todas as regras sobre o que é permitido ou não durante a prova e os procedimentos antes e depois de realizá-la.

A publicação do que será cobrado na prova e em que ordem de dias também acontece no Edital. A regra permanece a seguinte:

ÁREAS DO CONHECIMENTO COMPONENTES CURRICULARES
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ciências Humanas e suas Tecnologias  História, Geografia, Filosofia e Sociologia 
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Matemática e suas Tecnologias  Matemática 

O que fazer alguns meses antes

Não tem muito segredo. Quem quer atingir uma boa pontuação no Enem precisa estudar muito. Deixar para a última hora não ajuda muito também. O ideal é se preparar com meses de antecedência, preparando uma rotina de estudos que proporcione a revisão de todos os tópicos que são pedidos na prova.

Por mais que não dê tempo de estudar o conteúdo completo de cada matéria, você deve, ao menos, eleger os tópicos mais importantes em cada uma delas para se dedicar. Um bom norteador é estudar com base nas provas anteriores. Refaça-as, se possível, como se estivesse em um simulado.

Essa é uma prática comum em cursinhos pré-vestibulares, mas para quem optou estudar em casa, seja por qual for o motivo, as duas chances de ir bem, em relação aos demais, não diminuem.

As provas do Enem dos anos anteriores estão disponíveis na internet. Refaça uma delas por, no mínimo, uma vez ao mês, pelo período de um ano antes da prova.

Redação Nota 1000

Quanto à redação, a grande dica dos professores de cursinho é sempre a mesma: treinar bastante. Faça uma redação por semana e, se possível, peça que alguém habilitado a revise para você.

Muitas escolas e cursinhos oferecem esse tipo de serviço. Aqui, no Instituto Itapoã, criamos uma Oficina de Redação para atender esse tipo de demanda, tanto dos alunos da instituição quanto dos demais interessados na comunidade. Para conhecer nossa Oficina, basta clicar aqui.

No dia da prova

Esse é o momento em que toda a sua preparação e esforço nos últimos meses serão recompensados. Por isso, concentre-se e faça a prova com confiança. Ficar extremamente ansioso pode colocar tudo a perder. Aí vão 7 sugestões de como se preparar no dia da prova sem que a ansiedade o domine:

  1. Durma bem no dia anterior à prova;
  2. Alimente-se bem, coma coisas leves e nutritivas;
  3. Visite o local da prova antes do dia e familiarize-se com o da escola;
  4. Separe sua caneta preta, de tubo transparente, e os lanches um dia antes da prova;
  5. Certifique-se de que está com seu documento;  
  6. Evite fazer revisões de conteúdo no dia da prova;
  7. Realize atividades prazerosas antes da prova para aliviar a tensão, mas não perca o foco;

Esteja atento às últimas novidades do Enem

Em 2019, mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova. Com um número tão alto de candidatos, algumas mudanças costumam acontecer ao longo dos anos. Você deve ter notado que o sistema de inscrições mudou, outras novidades são:

  • Inclusão de foto na inscrição (opcional);
  • Espaço para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final do caderno de questões;
  • Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação;
  • Surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear;
  • Eliminação do participante que deixar aparelhos eletrônicos emitirem qualquer tipo de som durante a prova.

Mantenha-se confiante e não perca o foco. Siga as dicas para se preparar para o Enem e faça a prova com bastante calma no dia. Caso você entenda que precisa de um reforço extra para isso, principalmente com a redação, conte com o Instituto Itapoã e sua Oficina de Redação com foco no Enem. Estamos aguardando o seu contato, basta clicar aqui.