A educação financeira é muito importante para que as crianças aprendam, desde cedo, sobre o valor do dinheiro, o que é preciso fazer para conquistá-lo e como devem agir para que ele não acabe.

Os pais têm um papel fundamental na educação financeira dos filhos e, também, no estímulo ao empreendedorismo infantil.

Em um mundo cada vez mais inovador, em que ideias se transformam rapidamente em negócios globais e mudam a vida de milhares de pessoas, o ato de empreender é quase um requisito para a sobrevivência. Podemos contribuir para o empreendedorismo infantil, ajudando as crianças a pensarem e a refletirem.

1. Sonho – é através do sonho e do desejo de mudar que se inicia um empreendedorismo. Podemos estimulá-las através de perguntas como: Qual seu sonho? Como você pode agir para que ele aconteça?

2. Criatividade – criar é empreender. Para desenvolver e aguçar a criatividade em nossas crianças, temos de deixá-las imaginarem o que já é nato para elas. Não podemos desmotivá-las Incentive com atividades que façam pensar em soluções novas. E se… passássemos a … ou se deixarmos de fazer… como seria…

3. Cidadania – devemos fomentar, em nossas crianças, o desenvolvimento de soluções que contribuam para a coletividade e para o bem de todos.

4. Empatia – a emoção nos muda e, através da mudança, é que podemos criar algo novo.

5. Persistência – todo esforço tem uma recompensa. O comprometimento faz com que as crianças entendam que não se podem abater diante de dificuldades. O erro faz parte do processo para atingir a excelência.

6. Planejar – todo projeto bem sucedido tem que ter um bom planejamento. Devemos ensinar as crianças a pensarem nas possibilidades.

7. Objetivos – precisamos traçar metas para atingir o que almejamos. É através de objetivos claros que podemos estabelecer as estratégias.

Carla Fonseca Vaccaro Dornas
Psicopedagoga e Neuropsicóloga