Em um prazo de apenas 3 meses, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, o que eram notícias vagas sobre a descoberta de um novo vírus na China se tornou uma pandemia presente em quase todos os países.

Então, seguiram-se as necessidades de distanciamento social e de suspensão das aulas, o que deixou os pais com a obrigação de ajudar na educação infantil a distância e ainda trabalhar em casa. Muitos relatos de estresse e dificuldades na conciliação dessas tarefas circulam pela internet, de modo formal ou informal. Por sorte, temos as novas tecnologias para ajudar nesse momento.

Para tentar suavizar esses problemas, a equipe do Instituto Itapoã separou algumas dicas para ajudar você. Continue a leitura e veja como estabelecer novas regras, espaço de trabalho e estudo em casa.

1. Estipule horários na educação infantil a distância

O primeiro erro e, talvez, aquele que causa mais estresse na educação infantil a distância é a falta de horário para cada coisa. Por exemplo, é comum que as crianças interrompam a rotina de trabalho dos pais para pedir ajuda com as lições.

Para que pessoas que trabalham e estudam em casa possam coexistir pacificamente, elas devem compartilhar horários de lazer, antes de tudo. Então, se o tempo de descanso ficar estipulado — por exemplo, a partir das 18 horas todos os dias — o resto fica mais fácil de definir.

Você pode, também, pedir que os filhos façam as lições na parte da manhã (enquanto você trabalha) e revisá-las logo depois do almoço, antes de voltar ao trabalho. Então, fica claro para eles que até, digamos, as 15 horas, é hora de estudar e que, depois disso, estão livres. Ainda, é interessante pedir que os mais velhos ajudem os mais novos nos deveres de casa.

2. Delimite espaços

A dica acima significa que pais e filhos devem ocupar, na medida do possível, espaços diferentes em casa, ao menos na parte da manhã. Assim, os hábitos e barulhos de cada um não interferem na produtividade do outro.

Há quem goste de estudar e trabalhar ouvindo música, outros preferem o silêncio. Além disso, a organização do espaço de trabalho e estudo é fundamental para a produtividade, e cada pessoa tem um tipo de maneira diferente de se organizar espacialmente.

3. Converse bastante

É claro que a qualidade do ensino e do trabalho depende de diálogo. Então, é recomendável que vocês tenham um horário na semana (por exemplo, na segunda, antes de a semana começar) para combinar e rever coisas que não funcionaram.

Esse é um espaço para troca de opiniões e sugestões, e deve ser cultivado, já que a situação de estudar e trabalhar em casa é, ao mesmo tempo, uma necessidade e uma emergência.

4. Evite fazer tudo ao mesmo tempo

Enquanto os filhos tendem a misturar estudos e lazer, os pais podem ficar perdidos também com as tarefas domésticas. Então, dividir essas tarefas não é mais apenas uma ferramenta de educação das crianças, mas algo necessário para a convivência pacífica.

Dividir o que cada um deve fazer e estipular horários é imprescindível. Saiba quem vai lavar a louça depois do almoço e em quais dias, quem coloca o lixo para fora e em qual horário e como vão ser organizadas as tarefas em família.0505

Se você se propuser a verificar o tempo todo se todos estão cumprindo o combinado, o resultado vai ser um imenso estresse. Depois de delegadas as tarefas, confie que elas serão feitas.

Se não se cumprirem, o momento das reuniões semanais é o melhor para cobrar novamente. Afinal, é difícil ter foco no trabalho se não houver confiança em uma organização e responsabilidade de todos os membros da família.

A pandemia de Covid-19 pegou todos de surpresa e é algo que deve se estender por vários meses. Logo, o momento é de se reorganizar em casa, separando tempo e espaço para a educação infantil a distância e para o trabalho, ambos importantes para a convivência pacífica.

Gostou desse artigo? Tem alguma outra ideia de organização doméstica e profissional em tempos de quarentena? Deixe seu comentário abaixo, contando o que pensa sobre o assunto!