Uma escola em inglês é aquela que se preocupa com a formação do aluno não apenas no cumprimento dos quesitos da educação básica, como português, matemática e história, mas no aprendizado real de um segundo idioma.
O Brasil é o 7º colocado entre os países da América Latina no ranking de conhecimento da língua inglesa, segundo uma pesquisa realizada por uma instituição internacional de ensino. Essa colocação se deve, principalmente, ao fato da quase inexistência de uma boa escola em inglês em cada município brasileiro.
Muito se diz sobre o quão raso é o ensino do inglês em escolas do ensino fundamental e médio. Provavelmente, caso domine o inglês, você não se tornou fluente nessa época do aprendizado, certo?
Entretanto, há uma forte tendência tomando conta de algumas instituições de ensino para mudar essa realidade e oportunizar aos alunos o aprendizado real da língua inglesa ainda no ensino fundamental, conferindo-lhes o benefício de concluírem o ensino básico já bilíngues. Acompanhe!
Escola em inglês no ensino básico
Educação básica é o nome dado para designar as fases do aprendizado regular desde os primeiros anos na escola até a conclusão do ensino médio. É justamente nesse período de novas experiências que se torna fundamental o domínio de um segundo idioma, com a mesma importância das demais matérias.
Trata-se da alfabetização e criação de familiaridade dos alunos com o inglês, assim como é feito com o português. O idioma é ensinado integrado a outras matérias e todo conteúdo é ministrado em inglês.
No entanto, não podemos confundir os conceitos de Escola Estrangeira ou Internacional e Escola em Inglês. Isso porque, no primeiro, estamos falando de um ensino que deixa nossa língua materna em segundo plano, priorizando o inglês em absolutamente todas as disciplinas.
Não há a substituição de uma língua por outra, mas a integração entre ambos os idiomas, acrescentando ao aprendizado da criança e adolescente o domínio do inglês.
Uma escola em inglês defende a imersão de um segundo idioma sem deixar de lado o aprendizado do português como língua principal no processo de aprendizado. Assim, o inglês é utilizado em, pelo menos, duas matérias.
Ciências e matemática em inglês
Imagine seu filho aprendendo matemática e ciência com materiais didáticos em inglês, com um professor capacitado na matéria que ministra e com completo domínio da língua inglesa. Isso seria aprender, na prática, com quem realmente sabe ensinar.
As matérias lecionadas em inglês, de ciências e matemática, seguem com a ementa inalterada, com a mesma qualidade de ensino das aulas em português. Mesmo que o aluno tenha dificuldade com o novo idioma, não deixará de entender o conteúdo apresentado, uma vez que o acompanhamento do professor é bastante próximo.
O aprendizado do segundo idioma é quase automático, graças ao contato diário nas situações cotidianas da escola e no decorrer das aulas. Trata-se de uma carga horária maior para as turmas do ensino fundamental, respeitando o processo gradativo de aprendizado tanto da matéria (ciência ou matemática), quanto do inglês.
A impressão de que uma coisa atrapalha o foco da outra não se sustenta à medida que ouvir e falar em uma outra língua se torna natural e habitual no dia a dia das crianças. Assim, não há prejuízo algum para o aprendizado da matemática, por exemplo, mas uma ampliação de possibilidades. Afinal, já dizia Albert Einstein:
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
De olho no futuro
O inglês foi definido como a língua oficial das transações econômicas e relações internacionais entre os países de maior poder econômico e influência cultural em todo o mundo. Além disso, é um dos seis idiomas oficiais da ONU.
Por essa razão e outras mais, é tão importante o aprendizado do inglês, desde criança, como garantia de sucesso profissional no futuro e de um leque ainda maior de oportunidades culturais, profissionais e interpessoais.
Pensando nisso, o Instituto Itapoã vai estabelecer, a partir de 2020, a imersão dos alunos no inglês diariamente, oferecendo a estrutura que o futuro grandioso dos alunos merece. Saiba mais em breve!
0 comentários para "Escola em inglês: a educação bilíngue em Belo Horizonte"