Não é difícil perceber que a tecnologia carrega enorme potencial transformador. No entanto, a natureza dessas transformações ainda é um pouco nebulosa.
Por exemplo, o impacto de dispositivos móveis na educação se faz sentir muito facilmente nas salas de aula. Para o bem ou para o mal, eles estão presentes na rotina dos alunos, ajudando nas pesquisas e criação de trabalhos ou competindo com o professor pela atenção dos jovens.
Uma certa confusão a esse respeito é compreensível, já que a primeira pergunta a se fazer não é o que a tecnologia muda na educação, mas, sim, o que a tecnologia muda nas pessoas.
Afinal, as pessoas são a matéria-prima da educação e o motivo de qualquer instituição, professor ou metodologia existirem.
No artigo de hoje, vamos debater como os seres humanos vêm se transformando para se adaptar a um mundo tecnológico e, a um tempo, como esse mundo pode ser transformado por essas pessoas no futuro. Acompanhe!
As pessoas estão mais felizes por causa da tecnologia
Segundo pesquisa da BCS — British Computer Society, importante órgão britânico de estudos sobre tecnologia — os avanços tecnológicos deixam as pessoas mais felizes.
Alguns internautas ouvidos na pesquisa relatam que o uso de dispositivos tecnológicos conectados à internet lhes dá maior sensação de controle sobre suas vidas.
O compartilhamento de experiências como essas é esclarecedor. Permite que seja mais fácil compreender como a tecnologia incita as pessoas a participarem mais de certas esferas da vida nas redes sociais, como as discussões políticas, por exemplo.
A satisfação e sensação de controle relatados, por outro lado, contrastam com a falta de fontes confiáveis de informação, o que é facilmente verificável quando consideramos o problema que se tornaram as fake news.
Tecnologia, informação e conhecimento: o papel da escola
É exatamente nesse lapso entre o acesso à informação e a produção do conhecimento que a escola e o professor podem e devem atuar.
O prazer e controle que a tecnologia promove, a nosso ver, explicam-se pela satisfação de aprender e a sensação de poder que o conhecimento proporciona.
E a tecnologia coloca a educação em um lugar de destaque, desde que saibamos compreender e ajudar a formar as novas gerações, modificadas como são pelas facilidades tecnológicas.
Afinal, como é sabido, o conhecimento vai muito além das informações(,) e consiste da criação de uma narrativa da realidade por parte dos alunos, com base em dados seguros, extraídos de fontes confiáveis.
O Instituto Itapoã sabe que o futuro, feito da interseção entre tecnologia e educação, já chegou. Estamos prontos para educar as crianças de hoje, diferentes que são das de ontem.
E, produzindo conhecimento em sala de aula, transformá-las em adultos prontos para os novos desafios tecnológicos.
Se você gostou desse conteúdo, clique na imagem e baixe o eBook que produzimos “10 Maneiras de usar a Tecnologia a favor da Educação do seu Filho”:
0 comentários para "Novas tecnologias na educação: o futuro chegou"