Só quem se lança na aventura de educar os filhos sabe o quanto é difícil escolher uma ótima escola infantil. Além de tradição e boas indicações, você deve observar de perto alguns fatores como o projeto pedagógico da escola, espaço físico, segurança e outras questões fundamentais no aprendizado.
Saiba como identificar cada uma delas em uma escola e realizar essa escolha da maneira mais confortável possível para você e seu filho. Acompanhe!
Projeto pedagógico da escola infantil
Toda escola infantil tem um projeto pedagógico estabelecido. Esse documento é criado tendo sob orientação do que é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
De acordo com as Diretrizes, proposta pedagógica é o plano orientador das ações da instituição que define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas.
Não se trata apenas da garantia de educação, mas do acesso à interação com outras crianças, direito à saúde, liberdade, respeito e muito mais no âmbito escolar. O projeto Pedagógico é o que norteia os valores de uma instituição de ensino e o que assegura pais, alunos, professores e demais profissionais de estarem no melhor ambiente possível de aprendizado e desenvolvimento humano.
Na hora de escolher a proposta pedagógica, observe qual a didática de ensino e os métodos de avaliação dos alunos. As escolas comumente se dividem entre duas linhas. No método construtivo, o aluno aprende de acordo com seu próprio descobrimento diário, apenas com o auxílio do professor.
O mais conhecido e tradicional é o método por transmissão de conhecimento do professor para o aluno, disseminando para toda a turma o mesmo aprendizado igualmente.
Espaço físico
O espaço físico é um fator importante no processo de aprendizado de uma criança ou adolescente. Uma sala muito cheia, por exemplo, pode ser um empecilho nesse quesito, uma vez que será ainda mais complicado a professora perceber as dificuldades particulares de cada aluno.
Ainda, conhecer os locais de recreação e conferir a limpeza do local, principalmente onde as refeições são feitas, são garantias de que a saúde do seu filho estará sendo bem cuidada.
Segurança
Verificar a segurança de uma escola não é tarefa simples. Não se trata apenas daquilo que seus olhos veem sobre objetos cortantes ou um playground seguro. Veja alguns pontos a se observar:
- Procedimento em situação de acidente da criança;
- Orientações em caso de doença contagiosa por parte de alunos ou funcionários;
- Lanche compartilhado e os perigos de crises alérgicas;
- Quantidade de porteiros e seguranças na escola;
- Verificação de documento antes de qualquer pessoa entrar na instituição;
- Estado de conservação dos brinquedos.
Orçamento disponível
Não adianta nada matricular a criança em uma escola e viver infeliz por passar frequentes apertos financeiros. O ideal, segundo a entrevista concedida pelo educador financeiro Gustavo Cerbasi, é que os gastos com escola fiquem em torno de 15% da renda total da família.
Uma das maneiras de ficar dentro desse orçamento é optar por colégios mais próximos de casa, para evitar o gasto com transporte.
Faça uma lista e coloque todos os valores que envolvem o estudo das crianças. Inclua lanches e material escolar também. Depois disso, veja o que é possível cortar ou substituir para que você possa arcar com os gastos sem grandes preocupações.
Formação dos professores e capacitação de toda a equipe
É bem provável que todos os professores sejam formados e habilitados à docência, mas vale perguntar e se certificar disso. Além do mais, a escola deve pensar em se atualizar e trazer novas dinâmicas de ensino para que os professores revisem anualmente as aulas e o material didático. Questione se a escola possui algum programa de formação continuada para que o corpo docente não pare de se atualizar.
Depois de matricular seu filho, lembre-se de que acompanhar o desenvolvimento da criança nos estudos é responsabilidade dos pais. Assim, participe das reuniões de pais e sempre pergunte ao professor sobre o dia a dia da criança ou adolescente na escola.
Quanto aos demais funcionários da instituição de ensino, observe questões básicas, como o tratamento recebido na secretaria da escola ao tirar dúvidas e como o setor financeiro o tratará quando questionar os preços. A importância disso é perceber a abertura dos setores administrativos da escola para o recebimento dos pais e suas questões.
É normal ainda ter dúvidas e sentir certa insegurança. Então, a dica é visitar o lugar quantas vezes forem necessárias antes de matricular o seu filho e visitar o site da instituição de ensino. Lá, você poderá saber muito mais sobre como funciona a escola, as atividades extracurriculares, métodos de ensino e muito mais, assim como fizemos em nosso site.
Escolher uma boa escola infantil pode ser menos trabalhoso do que você imaginou. Visite nosso site e tenha uma boa referência do que observar nas escolas da sua cidade. Caso você seja de Belo Horizonte, faça-nos uma visita!
0 comentários para "Como escolher uma boa escola infantil para o seu filho"